quarta-feira, 16 de novembro de 2022

CORRERIA...

     


Ela havia corrido a vida inteira...Correu para o trabalho, desde cedo, pra sobreviver; correu pelo amor de sua vida, que já era de outra mas a luta só para quando desistimos, ela nunca desiste!

    Ela correu por uma casa e um lar, correu por seus filhos...Eal lutou a vida inteira pra construir algo,  que pudesse ter um legado...E nessa correria nem sempre as coisas deram como queria, uns omentos foram de desespero e  muitas vezes que nem sempre se conseguia as coisas de maneira correta, justa, mas o importante era se conseguir.

    Ela correu e por correr teve de passar por cima de muita gente, que apenas andavam e esqueciam que a vida tmbém é corrida...Lá no final nao existe pódium de primeiro lugar pra duas pessoas,  pensava ela...

    Sempre querendo ser primeira em tudo...Mas mesmo na correria, algume sempre tava na sua frente: o tempo! Por mais que fizesse o tempo não lhe dava trégua, e pelo pr´pprio tempo ela sentiu seu corpo murchando, seus ossos estalando, seus músculos agora não mais joviais doendo.

    Agora ela corria mas, um tanto mais lenta e duas gerações haviam se passado...Era avó e tentava passar seu legado enquanto era tempo, pois o seu tempo era cada vez mais escasso.Ela precisava passar seu conhecimento dessa correria pra sua neta, pra que ela começasse a correria cedo e assim adquirisse muito mais que ela conseguiu, e fazer melhor uso do tempo, para pelo menos empatar dessa vez com ele...

    Ela correu com a neta em cursos e aulas, aprendizados...Ela subia e descia o morro de onde morava, mais alegre por passar o seu legado, pra que a sua correria de algumamenira continuasse com sua neta estimada.

    Ela corria pelo caminho todo que fazia todo o dia om a neta , sempre passando pela faixa de segurança , da estrada que cortava a entrada do morro onde morava, ao caminho do centro da cidade onde levava a neta pra estudar e aprender, a ser melhor que ela.

   Em meio a essa correria, sem trégua ou descanso, quand passava a mesma faixa de segurança de sempre que, repentinamente as duas: avó e neta foram atingidas em cheio, por um veículo que passou a toda a velocidade,,,Ela que corria, sempre corria, acabou voando mais de trinta metros e estatelou-se no chão, como boneco de pano, rolando mais um tanto até bater com as costas no acostamento e expirando seu último exalo de vida em direção a neta que também não se movia...Na correria chegam a s autoridades de trânsito, que fazem rapidamente sua parte e onversam com uma motorista, uma mulher, que apesar do ocorrido olhava sem parar na agenda de seu celular...Ela comenta que elas aapreceram justamente qundo a agenda tocou o chamado de seus negócios... Ela corria muito, para conseguir o que queria, dizia ela, uma fatalidade em meio a esse corre-corre...E não demorou muito para as autoridades liberarem a pista e a motorista, pois nesse corre-corre matar em transito não é crime, nesse país, porque...

    CORRER É PRECISO, VIVER NAO!  

sexta-feira, 11 de novembro de 2022

A SOPA DE OSSOS!

 

  De sonhos delirantes as histórias de realidade insólida, venho trazer pra vocês mais uma dessas paragens tão frias que a proópria alma congela quando depara nas verdades reveladoras de sus dia a dia.
    Essa eu escutei de minha esposa , que escutou de uma amiga , que ouviu de um homem que trabalhava numa oficina de roçadeiras, pouco comuns dentro de nossa cidade serrana...
   Essa amiga havia ido consertar a sua roçadeira que usava para cortar a grama de seu campo limpando ao arredores de sua cas para evitar as pragas e venenosos que pudessem entrar em sua casa...Pois o campo sempre traz umas surpresas desagradáveis se nao cuidarmos de nossa própria segurança, se é que me entendem.
    Esperando o conserto em uma oficina da cidade ela se depara com um dos proprietários naturais das mesmas imediações de onde ela morava e aqui é comum que as pessoas de mesmos locais se trate com maior proximidade  conversando cmo se a muito fossem conhecidos, procurando saber dos vizinhos que a muito deixaram pra morar na cidade da Serra...Em dado  momento de conversa e descntração o homem conta a sua historia peculiar, quando a mulher simplesmente pergunta como andava a vida de sua esposa- Ás vezes perguntas simples nos abrem mundos sulrreais, não é mesmo?
     O homemcomentou que sua esposa sempre fora uma mulher saudável e cuidadosa consigo até que sua mãe morreu alguns anos passados e a depressão e a saudadea fez mudar completamente...Ela havia se tornado arredia solitária, triste. Então começou a encontrar a única alegria que poderia preencher seu vazio existencial naquele momento: a comida!
    Sim, ela começou a ter compulsão alimentar e o maior prazer, a sua maoir alegria era degustando algo, comendo.
Não era de estranhar que com o tempo o peso dela havia aumentado e muito! Agora o deslocamento a pucas distancias se tornava um suplício e assim retro alimentava a compulsão por comida por não ter muito mais o que se fazer, ou sair. E não demorou o a dar complicações no seu corpo a ponto de seu peso praticamente destroçar o osso de seu calcanhar e a mesma artuiculação do joelho de uma de suas pernas, de maneira tão séria que não teve outro procedimento médico senão a amputação dessa perna acima d altura de seu joelho... 
    Preocupada  mais do que nunca com sua mobilidade que era já mínima, a mullher começou a perguntar da articulação da prótese se funcionaria para s poucas caminhadas que fazia, e nesse momento o médico que a consultava viu que havia  temeridade em usar a prótese e pensou num plano aparentemente bizarro para acalmar a mulher e dar-lhe toda a segurança possível , pra que confiasse na prótese para sua locomoção.
   Foi marcada e realizada a cirurgia, bem no ponto marcada, a amputação, um pouco acima do joelho, mas após isso o médico, cortou da própria ambutação a parte do joelho, separando-a em um saco plástico...E qpós a recuperação da paciente no hospital ele veio a falar com ela...
Disse que tirou o joelho da amputação e que ela poderia leva-lo. Que ela poderia colocar o joelho amputado em cima de um formigueiro por uma semana e as formigaz comerim a carne deixando só os ossos e depois ela podeia comparar a articulação dela com a da prótese e ela poderia ver e ficar tranquila da tremenda semelhança e funcionalidade...A mulher ficou mais alviada com essa atirude, de momento como o médico havia previsto e tudo parecia voltar a uma normalidade, com exceção do macabro presente dado pelo médico , da ocasião.
    Bom a mulher recebeu alta do hospital e o marido ( o quase esquecido, um dos donos da oficina das roçadeiras), a conduziu para convalecer em casa.
Na sua casa a mulher foi para descansar no quarto, enquanto o marido retornava para a oficina ajudar a colocar o serviço em dia, pelo tempo parado, quepelo uso na região não era pouco...Mas saiu tranquilo pq havia acertado com a empregada qua também cuidasse da sua mulher enquanto estivesse fora...Ela ainda estava para chegar.
    Quando saía para o trabalho o homem, de rompante retorna para o carro e traz de dentro da caixa de isopor de gelo, o saco plástico, com o joelho de sua esposa, que havia esquecido no banco de trás, e como tava atrasado e não havia nenhum formigueiro por perto da cidade, o homem guardou o joelho da esposa , que estava dentrode um saco plástico, no freezer de sua geladeiro, pensando em falar com algum conhecido daquelas paragens que morava a  amiga de minha esposa que tivesse no campo algum formigueiro pra fazer como o medico falou, para sua mulher, mais tarde.
    Após um tempo de sua saída chega a empregada e trata dos afazeres da casa e também no cuidado da mulher que convalecia no quarto do casal.
Aquela mulher passara por poucas e boas, por causa de sua compulsão alimentar mas isso nunca afastou nenhum dependente de seu vício, nao é mesmo?
Cansada de comer sopas e comidas ditas leves no hospital, a mulher chama a empregada e lhe pede uma comida de sustância, forte que pudesse matar essa vontade de comer que a assombrava por todos aqueles dias internada: pedoi que preparsse uma gordurosa sopa de osso, chamada CARACÚ...
Disse ainda para a empregada de que todos os ingredientes ESTAVAM NA GELADEIRA!
    A empregada mal informada de toda a situação simplesmente obedeceu e retirou da geladeira todos os  ingredientes e achando a sacola plástica com o joelho preparou com cuidado a refeição...Cortou os legumes arrancou toda a carne do joelho, cozinhando junto, depois quebrou os ossos e retirou todo o tutano e gordura (que era bastante ), incrementando no final da sopa pra dar o gostinho caracteristico da sopa de osso, caracú.
Ela antes de servir a patroa até experimentou um pouco e achou muito boa...A mulher comeu de se lambusar a boca! Mas a vontade voraz de comer fez ela repetir o prato várias vezes, e num dado momento ela começou a estrtanhar o gosto, pois não comia mais com fome, mas pela simples gula e podia diferenciar o gosto pois já havia provado sopa de osso, caracú antes.
Então perguntou se a empregada havia feito certinho a sopa...A empregda confirmou o uso de cada ingrediente até que chegou na ...CARNE!
    E assim daquela casa, o homem foi o único que não comeu da sopa de osso, caracú, por isso ele contava  naturlamente a história enquanto a mulher e a empregada apagram da memória  o bendito dia...
E aí meus amigos mais uma das mazelas de nossa cidade, fria mas com histórias quentes e digamos até saborosas...Aproveitem, apreciem, essa foi feitas com carinho.
Até mais!

domingo, 16 de outubro de 2022

TREMOR!!!

      Um tremor na minha cama, no meu quarto, na minha casa...

Então a vinda da voz, tão forte, pura e continua, eternal...Dizia: me segue- e eu a segui!

Ultrapassei meu teto, subi acima das nuvens, dos céus de minha terra, atingi as estrelas!

Meu corpo girou lentamente tomando uma posição específica, mas parecia que todo o univeso girava e nao eu...

    A voz então me mostrou as imagens que vinham do som, tão vibrante e ao mesmo tempo compassado.

Meu coração e espirito retumbavam com aquele som, a ponto de meu peito quase explodir!

     Eu vi uma outra terra que não era a minha, nem de ninguem, livre e pura da praga do homem mortal , falho corrompido, e a voz disse - Aqui ninguem tocará! Se o fizer mesmo daquela estrela distante de lá mesmo eu o derrubarei!

    Depois  a vos me levo prara uma terra árida sem vida e me disse - aquele que cre tudo pode! esta será de vocês, mas com ela vem um alerta: quem dominou ainda dorme ali, respeite o local e ele renascerá

Não será o novo Éden , mas sua segunda chance...

   Então viajamos mais rápido... Muito além da luz, além do próprio tempo, e encontrei um vale de picos estranhos de alturas que nao passavam de três metros...W a voz me disse - muitos tentaram me vencer e a cada um que não me ouviu, pereceram e pra meu deleite deixei cada troféu nesse vale, pra me lembrar dos que subestimaram minha bondade e confundiram com fraqueza!

    A voz entoou mais forte,como um zumbito agudo e um filete de luz surgiu e cortou a parte de um dos picos na altura de uma face humana a pedra dura cortou igual manteiga mas nao sentia calor daquele filete, apenas, luz! E quando caiu a face de pedra outra se revelou mais hedionda, com olhos deformados, descompassados, negros...Pouco sobrou de uma pele, havia uma espécie de goma que pingava lentamente,de uma forma cinzenda, quase beirando a um a lama ou barro, se não fosse a cor.

    E havia muitos picos cada um com formas diferentes...Largos, baixos, chatos e finos.

Agora, a voz me disse que haveria um primeiro sinal e seria quando o leão ou gato morresse, depois haveria outro grande tremor, e tudo se abalaria...

Contudo quando viesse tudo isso o pacto deveria ser mantido, pois assim como era estéril a teerade todas as terras, ele labutou pra faze-la perfeita por apenas ser perfeita, por que nao faríamos o mesmo com a terra árida que ele nos deu?

     O justo, é o justo! Então sem mais a voz disse: escreva isso em poucas linha e mande a quem entenda...Cada tem o poder do bom senso, e pode opinar pelo que é certo e justo...Passar desse limite que todos nascemos, terão o mesmo destinos daqueles que negaram seus corações e escureceram suas almas...Nada vem de graça sem suor ou trabalho, nada vem fãcil, sem labuta, nada prospera.

    Então a voz vem e metraz de volta, pra dentro de meu mundo, de minha terra, de meu lar, na minha cama, e houve mais um grande estrondo...Escutei fortemente a voz dizendo: MARTE!

   Acordei, assustado como sempre pra caramba, e nem ao menos pensei nisso tudo ainda ao certo...Fui compelido a escrever essa linhas emmeio a essa madrugada...Loucura, pesadelo?

   Não sei, você decide!

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

DESENCANTO...

    Quando o tempo se transforma em um monstro?

Quando contamos cada segundo, como se fosse as areias de um deserto, 

tão cheio mas que se esvaem por entre nossos dedos sem chance alguma de retornar?

   Quando o homem pra para pensar e sonha como que poderia ter sido ou o que poderia ter

conseguido, por que talvez nao haja mais tempo de recomeçar?

   Quanta dor é preciso pra entender, quanto grão precioso é  preciso perder para saber que 

no final é tudo vão, e nada ale´m de efêmera vaidade...?

   Sim porque é esse monstro que nos fez correr, lutar, conseguir e só para no final, tudo perder!

Estamos voltados ao esquecimento, de tudo o que fizemos ou fomos.Tudo no final será esquecido!

 E no final disso tudo, eu ainda me pergunto: devo continuar? 

   

segunda-feira, 9 de maio de 2022

O MONSTRO QUE NOS PERSEGUE!

     Aquela coisa se arrastava entre os humanos a muito tempo..Ela não tunha nenhum preceito de moral ou pudor, sequer tantas vezes mera humanidade...Ela consumia tudo e no final das contas a todos!

    Poucas as vezes que ela ficou sem comida, e sempre farta mesmo assim, nada lhe saciava...Quando cheia ainda assim comia pelo simples prazer de devorar...Do simples vício de exterminar!

 Criatura diabólica detestada mas aindatoelrada dentre os humanos, que agrega tudo de ruim que existe dentro de nós...Instiga por milênios nosso lado mais sombrio e podre...!

   E essa coisa se enrosca e passa por qualquer barreira, qualquer canto.Ela se torna tanto pequenina ou monstruosa para chegar ao coração humano, nas almas dos homens.

   Tanto horrivel. como admirável, tirnado o pior de todos e ainda assim almejado...Quantos cadáveres de almas dissolvida em seu âmago se arrastam w se alastram de dentro pra fora de tanta imundície?

   De longe eu vejo a maioria de suas vítimas, que estão conscientes de seu destino amaldiçoado, mas não conseguem te largar, pois viciados jamais deixam suas dorgas por mais que eles tentem, um dia voltam a recair, é uma quesão de tempo...Por mais que se mostrm firmes, um dia a falta dessa sensação de poder, de vcontrole de tudo vema vencer...

   Onde esta a moral, das coisas, dizendo isso? Sem a canalhisse de enfeitar um final feliz, quem o acompanha sempre perde e vive a mais cruel de todas as dores, a de ver a realidade! Muito pior que uma pancada no figado, ou um direto no estômago, é cair de um pedestal de mentira e ilusao a si mesmo...No final não somos , nada!

  Vivemos graças a essa maldita criatura, num mundo de ilusões vivídas, criamos a idéia de que o poder é concentrado nas mãos de uns poucos...Ma quando morremos, de que adianta tudo, e a todos que nos cercaram...Teu ouro comprará a entrada em algum lugar sagrado? Limpara as memórias dos que ficaram, das dores que ocasionou, para a tomada desse poder?

   Eu sempre vivo minha vida na duvida da semântica...MAS SE? Tudo bem, você vai ser muito materialista agora, dizendo que o momento é o hoje e amanha será o próximo movimento...E quando terminar tua existência, tudo findará...MAS SE...Por uma fração da incerteza da natureza que tem pontas quânticas, tudo continua? Levamos nossos pecados e dores junto com nosso imperdoável arrependimento...Nisso, nesse mundo novo de incerteza, você entrará no território real dessa besta esfomeada, insana...E como será chamada a luta de um SANTO JORGE, sem espada armadura e cavalo, contra um dragão? A isso meu chapa, se chama MASSACRE!

   Mas dentro desse meu mundo didivdido da incerteza, surge um antídoto tambem, que é a mistura de duas coisas que esquecemos de plantar durante nossa passagem nessa longa estrada da vida...Humildade e contentamento!

   Se plantar só por precaução ao largo da estrada que você segue seja qual for...A Besta que te persegue pelo cheiro de tuas desgraças, perde seu faro aos poucos, e quem sabe, você se livre desse medonho mosntro, chamadao GANANCIA!

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

O HALITO DE DRAGÃO!

   O homem grita, se esperneia, contorce-se...Agoniza!

Algo maior que um ferimento atinge seu corpo...Seu ar leh falta a dor estraçalha seus pulmões...O ar lhe entra como fogo! Como isso pôde acontecer? Não se  cuidou, na saúde, com remédios e tratamentos? Não se acertou com seus deuses e suas convicções, para estar totalmente blindado?

   Não meu amigo, nada funciona como prevemos, nada é planejado a cem porcento...Pois a vida é a imperfeição,por isso é chamada vida...A morte também a acompanha, como complemento e sombra de prenúncia, do que está escrito, do que é inevitável...

   Sem explicação de um mal que te assola sem explicação aparente e nem ao menos de aceitação a nossa realidade montada por nós, construida por uma tenue realidade colada, juntada por palavras de tese e ciencia temporal...

O que posso lhe dizer, se o ar lhe falta e a vida se esvai dentro de um rio de dor e sofrer...

Que o fogo, a água e o vento, triangularam teu destino, e marcaram nosso futuro? Seras tão somente sombra...E que vai sumir no primeiro raiode sol que surge pela manhâ inexoravel em chegar...

    Se pisou na bola, cometeu seu erro e o cansaço de viver atolou em seu ser...Como responder á pedra que caiu no meio do lago...das ondas que ela gerou até chegar á sua casa, tocando dos pés a sua cabeça...A loucura ja nao é mais limite quando a visão da morte nos achega sem motivo ou herança, pecado ou acerto.

   É nesse momento que a vida, diante da morte se revela em plenas cores vivas e alegres nem que seja no ultimo instante, abarcado pela morte, e que se entende o que perdeu...Mas se alegra no que deixou.

Talvez nao entenda o vislumbre o chamado a outro prado...Mas a campina continua e o ar lá será mais leve...

   Então ante tanta duvida , apenas esquece aceita e resipira o halito de dragao...e Apenas aceita! Transcende?


SEXTA 13!

     Chegou a sexta-feira 13! Muitos levam como crendiuces as sextas 13... Uns fazem até simpatias para sorte ou amor. Mas aqui na Serra as ...