Quando Joel Quilante chegou em casa, já havia amanhecido...Só para ter certeza ele havia passado no rancho no meio do mato, e quase encalhou seu carrão, aquilo quase foi loucura, com o seu carro novinho, ma tudo tem um preço nessa vida e o preço pelo descaso pode ser até a própria vida!
Joel havia olhado a casa de cima e abaixo, e nada ale´m da comida e fogão foram mexidos, nem mesmo no galpão um pouco mais á frente e camuflado dentro da mata o andarilho chegou a ir...Sim aquilo beirava ao acaso mesmo...e em meio ao inspecionar tudo, vêm as lembranças de como acabou chegando a isso tudo, na mente de Joel...
A cidade não é muito velha e foi como um bum, quando abriram a corrida pela madeira nessa região próspera de Araucárias. Da noite para o dia o povo veio com as madeireiras, que trabalhavam para o mesmo homem, disfarçando o poderoso cartel que dominaria a região. E de repente já havia restaurante hotel dormitório, casas, e tudo mais que um pequeno povoado precisaria para sobreviver.
Joel veio também assim, como tantos outros, em busca de trabalho e fugindo de encrenca, das bandas da capital, afinal que desafeto viria para esse final de mundo?
Mas algo fica claro dos demais, e quem começou a falar com ele e conviver entendeu que era um homem versado, de letras, o que era quase impossível para a quela região, e somente homens de importância e versados corriam cargo na prefeitura da cidade...E como era um lugar pequeno, logo todo mundo ficou sabendo daquele homem, inclusive o prefeito Tristão Vieira, conhecido naquelas bandas por Formigão.
Um dia trabalhando no corte da madeira, um tanto suado e cansado, Joel se sentou a beira do escritório da madeireira para tomar um gole de água da barrica d´água, quando ouviu as queixas do dono, pela desordem do corte de madeira, e das dificuldades de voltar depois de cortarem noutro canto as árvores maiores, reaparelhando animais e ferramentas, custando mais mão de obra e horas perdidas de trabalho...Era dinheiro jogado no ralo dizia o dono da madeireira.
Joel aproveitou a chance e ousada mente falou que poderia resolver isso se o dono quisesse...O homem queria solução e ouviu ele.
- Primeiro dê um tempo agora pra não se arrepender depois...Monte uma equipe e adiantamento, que sondará o terreno e marcará em todo o lugar as árvores que tem maior tamanho com uma tinta dentro das engraxadeiras, e a seguir, mapeie elas em um grande mapa da região em seu escritório: crie setores de derrubada separados do de transporte, pois cada um tem seu tempo de trabalho; e á medida que avança, monte uma linha principal de trilho e vagões de inicio puxados a cavalos que é mais fácil de carregar...Organize tudo numa central de entrada para a serraria, em um complexo de embarque e desembarque; reorganize os quadros de trabalho, crie turnos, passe toda a manufaturação a 24 horas e depois de 6 meses lhe garanto lucro certo!
Aquilo foi uma explosão na mente do dono daquela madeireira, que o colocou na gerencia e administração de tudo, da noite para o dia e como havia falado, em seis meses o lucro veio como um rio de dinheiro e madeireira fazia muito mais processamento que as demais...Aquilo foi o impulso que Joel queria para chegar onde pretendia, um cargo público!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
SEXTA 13!
Chegou a sexta-feira 13! Muitos levam como crendiuces as sextas 13... Uns fazem até simpatias para sorte ou amor. Mas aqui na Serra as ...
-
Muito tempo se decorreu desde a grande catástrofe, quando os mortos se elevaram da terra fria e seca das estepes da Serra, então todos os...
-
O inverno esta chegando...As viagens de rotina estão cada vez mais difíceis devido ao clima frio...Por muito tempo passamos parados ent...
Nenhum comentário:
Postar um comentário